quarta-feira, 29 de abril de 2009

A Corda Bamba


Quando se fala em estar na corda bamba muitas pessoas assimilam de imediato a idéia de ir de um lado até o outro, enfrentando dificuldades, instabilidades e etc. Aqui trataremos do sentido oposto: se manter na corda bamba, ora equilibrado, ora desequilibrado, sem cair e como isso pode ser benéfico entre três partes diferentes.

Visualize uma corda esticada entre dois pontos fixos. Pronto? O terceiro ponto é Você.

Estes dois pontos são os pontos Um e Outro. Quando Você começa a caminhar, e sai do Um ponto com destino ao Outro ponto, duas situações – opostas – ocorrem:

  1. Você fica entre Um e Outro. E interfere na comunicação entre eles. Mesmo que queira ajudar Você é o maior prejudicado e faz o papel de “leva e trás”, além de ouvir tudo que eles falam.
  2. Você tende a se afastar de Um ponto e se aproximar do Outro, mas quando chega no meio observa que a corda bamba, com ajuda da gravidade, desce, e aproxima Um e Outro, deixando Você fora da comunicação. E eles se aproximam.

 A teoria por trás disso é que, ao analisarmos a corda bamba num primeiro momento com três pontos colineares, veremos que a seguir, os três pontos tendem a formar um triângulo, onde os vértices formados por Um ponto e por Outro se aproximam e Você sobra. Logo, entendemos que Você pode causar a interferência entre Um e Outro, mas se a harmonia for quebrada, ainda há possibilidade de que eles se aproximem, nem que para isso Você se afaste ou cometa algum erro. E, quanto mais estiver ao meio da corda bamba, mais baixo você fica, mais difícil será de chegar ao Outro ponto ou de voltar ao ponto Um. E lá, de onde Você está, no meio da corda bamba observa Um e Outro interagindo, colhendo frutos da sua interferência, a curto ou longo prazo, de lá Você preserva sua individualidade, seu espaço e capacidade. Não considere o fato que – segundo a gravidade – Você está lá embaixo.

 Não está.

Você está acima de Um e Outro, pois depois da sua interferência e durante a sua ausência, eles notaram a importância que têm Um para o Outro, pois sem Você, somente eles restam.

O importante ao se pensar numa corda bamba não é somente a travessia. É saber se manter nela, sem cair ou desequilibrar. Assim é a vida.

Pensem nisso.

Abraços.

aureliomasr

Nenhum comentário: