quarta-feira, 6 de maio de 2009

Apagão

Diz a sabedoria popular que num dia de tempestade, se a luz piscar três vezes seguidas significa que ela não vai voltar e que a rede está enfrentando algum tipo de problema.

Bom, hoje passamos por situação semelhante (vide post anterior citando que "a luz cai"). Mas sem tempestade. Pelo menos daquelas com água, vento e granizo. Mais uma vez e dessa vez com um impacto muito mais doloroso, ocorreram novas demissões onde trabalho. Todos do mesmo setor, ao todo 12 pessoas. Mães de três filhos, pais de dois filhos, uma das pessoas teve perda de todos os bens numa enchente recente na cidade. Lógico, a empresa não pode misturar os dois lados. O profissional e pessoal, mesmo se tratando de uma empresa familiar numa cidade onde ela é a maior empregadora e melhor opção de trabalho.

Não defendo a empresa e nem os demitidos.

Nem a mim mesmo.

Mas pela terceira vez passo ileso por uma demissão coletiva (dessa, não foi meu setor, mas foi na mesma área). Pra mim, a luz já piscou três vezes. Da próxima, não tem volta.

Hj a luz piscou três vezes e ficamos sem rede, sem sistema, sem luz por mais de uma hora na parte de manhã...indícios? Premonições? Não... agora nós ligamos os fatos, depois de reuniões longas, relatórios, análises... e a humanidade?

Honestamente, e depois da terceira vez, pela primeira vez temo de verdade pelo meu emprego. Não tenho medo de perdê-lo, sei que ainda consigo crescer mais fora daqui. E eu sei que vou, basta chegar a hora. Mas mesmo assim, me sinto perdido, desconsolado por ficar sem perspectiva de onde estarei amanhã. Na mesa 7 da Administração de Vendas, Ramal 4039, ou à disposição do mercado? Me fez pensar que, cada vez mais preciso de dois caixas 2. 

Não há segurança. Não existe estabilidade, garantia, certeza de que amanhã será o que esperamos, com as surpresas do dia a dia.

A empresa teve seus motivos para demitir em massa e critérios de seleção de quem ficou e quem saiu e nem cabe discutir isso.

A nós, resta buscar opções e que, cada vez menos estejamos em risco, mas sempre dispostos a corrê-los.

Aos empresários que plantam a semente da má administração e àqueles que a cultivam, o radicalismo não é a solução. 

Força a todos que foram demitidos e aos que ficaram, só desejo que mantenham controle emocional.

Marco Aurelio

Um comentário:

Bruno Daniel disse...

Esse seu tempo me lembra um comentário de uma personagem do Terça Insana...é a Senadora Biônica, lembra??? Não tem importância... Ela ganhou um casaco go Geisel, lembra? Não tem importância...

O importante é nós tentarmos não nos tornar bestas quadradas como aquelas que governam nosso país em mesas redondas e seus problemas angulares... Detesto geometria!