quinta-feira, 4 de junho de 2009

O Dia dos Ex-Namorados

Escrevi este texto há dois anos atrás, no dia 11/06/2007, época na qual eu estava solteiro e me bateu o pensamente de como seria aquele dia sozinho, pela primeira vez depois de alguns muitos anos namorando... Bom, a verdade é que eu não me lembro como foi porquê provavelmente me embriaguei com algum amigo meu na mesma condição. De qualquer forma, vale pela curiosidade e pela data que se aproxima novamente!

Espero que gostem!

         Dia 12 de Junho, dia dos Namorados. Mas o que fazem aqueles que não estão amando? Que estão descrentes, largados, abandonados, ou mesmo os que abandonaram alguém? Como se virar pra não pirar com o amor alheio e superar este período?

          Se você está solteiro(a) há cerca de 6 meses até um ano, não se desespere. O problema não é você, pode ter certeza, o problema são os outros que não te entendem, e outra...pra quê se preocupar com isso se você desconfia que sua cara metade não passa de uma utopia? Nesse momento da vida você tem um discurso pronto para todos os seus amigos e amigas sobre o Dia dos Namorados: "O certo de se comemorar o dia dos namorados é em Fevereiro, no Dia de São Valentino... dia 12 de Junho é uma data instituída pelo comércio pra aquecer as vendas num período de pasmaceira!". Ou então se você está solteiro a menos tempo do que isso, no mínimo deve estar falando pra todos seus amigos e amigas que "este ano não vou gastar dinheiro com isso" e no fundo se remói: "Mas também não vou ganhar nada", ou então todos te perguntam para qual namorada você já comprou presente, ou até mesmo o que comprou pra cada uma. Piadinha sem graça essa não? Ah...te perguntaram isso hoje?

        À parte do lado econômico, no ponto de vista sentimental, para qualquer um, passar um dia dos namorados sozinho (pode ser o primeiro, segundo ou o vigésimo-sétimo), vendo os casais aflorando seus sentimentos em praça pública, cestas de café da manhã, buquês de flores transitando de um lado para o outro no seu escritório, na vizinhança, telemensagens ao vivo na escola ou faculdade... Tudo isso é como aquele seu primeiro aniversário na adolescência onde você não ganha presente dos seus pais, dos seus tios e dos seus avós e nem dos seus amigos, e a festa é como um jogo de campeonato só pra cumprir tabela.

        Se você tiver a coragem (e a sorte) de se encontrar com alguém apenas para não passar o dia dos namorados sozinho, é bom saber que isso não convence o coração. Pode acabar confundindo a emoção. Se você quer ficar sozinho, vista a camisa do "Sou solteiro", fique sozinho. Se tiver alguém não só para esse dia, aproveite e faça dos outros dias melhores que este. Não desperdice o tempo enganando o coração, criando sentimentos que podem se tornar confusão e que não levam a lugar nenhum. Se você não se desesperar e superar essas 24 horas de amor sublime e comercial sem esmorecer ou ter uma pontinha de inveja dos outros, prepare-se. Você tem grandes chances de encontrar com a pessoa que pode te fazer muito feliz e provar do melhor sentimento (incluindo as brigas e as diferenças de personalidade) que você sempre quis no lugar mais fácil do mundo. Seu coração, único espelho da sua alma que reflete as melhores intenções das suas companhias com um sorriso de felicidade sincera.

Nenhum comentário: