sábado, 2 de janeiro de 2010

O Novo, O Velho e O Amanhã: CDs, LPs e MP3


Curiosamente li uma noticia hoje de manhã na Folha De São Paulo sobre a situação atual da indústria fonográfica e as vendas de CD's e DVD's. Ou seja, as poucas vendas, concorrência com os produtos piratas e com as mídias (ou piratarias) digitais. E pensei: não é que nossos parâmetros mudam?

Eu sou aficcionado com coleções musicais, discografias... tenho aqui uns cento e poucos vinis (LP, bolachão) e que hoje são lançados como artigo de colecionador e de fãs entusiastas - vide o LP quádruplo Live At Gdansk do David Gilmour, por R$ 999,00 no Submarino - ou encontrados em sebos a preço de banana (que é minha fonte de compra maior!). E então, vieram os CDs... os mais (e maus) saudosos reclamavam que não tinha a mesma graça ficar olhando pra capinha pequenina do CD, pois não dava pra ver todos os detalhes do trabalho de capa, por exemplo olhar a capa de Sgt Peppers num vinil é infinitamente mais interessante que inspecioná-la com uma lupa na capinha do CD... mas e agora, com o formato digital? Vamos ficar olhando a "carátula" na janela do media player? E outra? Pra quem gosta de colecionar álbuns como eu, tanto em CD quanto vinil, fora os DVD's, daqui a alguns anos estaremos colecionando pen-drives (mídia já usada por algumas bandas, mas MUITO mais cara)... Tudo bem que a próxima remasterização do catálogo dos Beatles seja lançada em pen-drives especiais, com a pecinha de plástico em miniaturas dos fab-four e suas roupas características do periodo... entendem o que digo? Mas ao mesmo tempo para fascinados como eu que hj têm uma estante coberta de cds e dvds e que já visualiza comprar outra pra comportar minhas coleções e ao mesmo tempo ampliá-las...às vezes me ocorre que deve ser mais negócio comprar outro HD externo de 1TB... Mas um arquivo de MP3 não tem o mesmo cheiro (isso mesmo, cheiro, olfato...) de um encarte de um CD novinho em folha, você não "pega" um MP3.

E ainda insisto...midias digitais - da mesma forma que li num blog uns tempos atrás - são um meio de se conhecer melhor o trabalho da banda. Gostou? Muito? Compre o CD, compre o DVD. ORIGINAIS, é óbvio, assim mesmo que alimente os executivos sanguessugas das gravadoras, você também entra nas estatísticas que podem ajudar aquele artista a vir ao Brasil e fazer um show e você estar lá... Ou então, se preferir baixar o show no You Tube...azar o seu... a qualidade e a sensação nunca serão as mesmas...

Isso aí é o que tenho...e é meu investimento de coração. Música alimenta minha alma.


Para os aficcionados, recomendo assistir ao filme "Alta Fidelidade" com John Cusack.
Para os curiosos, o link da notícia citada no inicio do texto é: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u673331.shtml

3 comentários:

Receitices disse...

Pois é. Até hj me lembro de ter comprado um cd do Silverchair. O The Best Of. Todos os outros foram ganhos, de amigos, familiares etc. MP3 pra mim tem limite. Meus HDs, hj em dia, já estão cheio de outros arquivos, mais imporatantes - do meu trabalho. Espaço me falta bastante, por isso optei por comprar um mp3 dos bons, com bastante espaço. Ripei meus cds, e todas as mp3s que tinha. Soquei todos dentro do aparelho e pronto. Resolvi meu problema. Antes, quando mais novo, gostava mais das novidades. Agora mais velho, gosto das coisas mais antigas, das coisas que sempre gostei quando aprendi a gostar de música. Não tenho nem 10% de todas as mp3 em cd. Mas pelo menos agora não me preocupo tanto em ficar baixando música como antigamente.

Receitices disse...

Ah, pena que não dá pra ver a foto em detalhes...!

Receitices disse...

Ah, agora que vi. Esse "The Morning Glory Coud" motherfucker aí sou eu, Carlos Frederico. Abraços!