terça-feira, 13 de julho de 2010

Discos! Discos! Discos!

Sim pessoas! Leitores invisíveis! Discos! 

Hoje é Dia Mundial do Rock e em homenagem a esta data e a este estilo que muita gente é fanática, vou postar ao longo desse mês alguns dos discos que mudaram a minha vida. Não vou colocar os links pra download, óbvio, mas baixem, conheçam... E se gostarem comprem o original! Vou tentar revezar entre um clássico, um atual e um nacional!

E não vou citar nada do Pink Floyd, pois seria chover no molhado.

O Clássico.



Começo pelo álbum Yes, do Yes. Álbum de 1968, excelente! Peguei emprestado do meu tio e gostei de cara de sons como Beyond and Before, Yesterday and Today e a maravilhosa Harold Land. Rock Progressivo de primeira numa época onde o Yes ainda não era uma banda tão elitizada e complexa de se ouvir. 

O Recente.

 
À esquerda, a capa original. A da direita, é a versão americana, lançada no Brasil
 posteriormentecom um DVD adicional.

Uma banda considerada "indie" euqe fez um sucesso repetino graças ao hit Last Night. No entanto, o CD conta ainda com Hard To Explain, New York City Cops - banida nos EUA, assim como a capa americana foi alterada, por censura. Na verdade, o disco todo é do caralho. Recentemente eles retomaram as atividades após um "tempo" na banda, talvez porquê não souberam lidar com a fama e os holofotes. CD pra se ouvir tomando uma cerveja, jogando sinuca, agarrado numa loira e de olho na ruivinha da mesa ao lado.

O Nacional.



O Engenheiros do Hawai tem uma enorme base de fãs no Brasil. E outra base de "odiadores". É bem "ame-o ou deixe-o". No entanto, não vou discutir o lirismo de Gessinger nem seu egocentrismo após a separação da formação clássica. A qualidade do Engenheiros na década de 80 era a sintonia de três músicos putamente sincronizados e talentosos, e isso pode ser comprovado em Filmes de Guerra e Canções de Amor, clássico pra mim pelo fato de ser um álbum de releituras perfeitas de canções que já eram perfeitas.. Quando poderemos comparar "Ando Só" nas versões original e deste álbum? Ou "Muros e Grades"? Um álbum que ouvi da primeira vez e fiquei assustado com pico o que Gessinger, Licks e Maltz atingiram.

Como disse David Gilmour no DVD Classic Albuns The Dark Side Of The Moon: "Eu gostaria de ser uma pessoa que iria se sentar, colocar os fones no ouvido e pela primeira vez ouvir esse disco. Mas nunca terei essa sensação."

Daqui a alguns dias tem mais!

Abraços a todos meus leitores invisíveis
aureliomasr

Um comentário:

Unknown disse...

O disco do Yes eu nunca ouvi, mas vou procurar!
Strokes pra mim é marcante, a primeira grande banda do novo seculo! Esse CD é foda mesmo!
E EngHaw é exatamente o que vc falou, ame-o ou deixe-o, mas pra mim na formação classica era a melhor banda de rock daquela epoca! Tecnicamente os caras eram mto bons, faziam musicas mto boas e tinha um super entrosamento... pena que acabou =P
legal o post, vou acompanhar a sequencia toda! foi uma grande ideia! parabens!