quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Cotovelos Na Janela

Pra quem tem orkut, uma comunidade que resume bem o que quero dizer neste texto é "O bom de cidade pequena é que se eu não sei o que estou fazendo, alguém sabe". Ou coisa assim.

Um exemplo fácil é a rua da minha casa. De uma esquina a outra, até chegar na minha casa o que mais vejo são cotovelos na janela. Pessoas debruçadas na janela, olhando o movimento. Lembro do meu avô fazer isso também, nessa mesma casa, nessa mesma rua. Mas isso é durante o dia, algumas dessas pessoas são aposentadas e realmente não têm o que fazer (ou não querem fazer). Porém, o que mais me irrita é quando eu chego em casa, alta madrugada, 3, 4 ou 5 da manhã, entrando de carro pelo portão da garagem, ou descalço pra não chamar a atenção por - talvez - estar acompanhado de alguém, é só colocar a chave no portão e virá-la que escuto umas duas janelas abrindo. E me olhando. Dependendo da quantidade de álcool no meu sangue eu cumprimento a pessoa: "Opa! Tudo bem fulano? Posso te ajudar? Tá acordado a essa hora ainda..."

Isso não é de hoje. Há mais de ano haviam pessoas que davam notícias minha para uma determinada pessoa, informando que horas da noite (ou madrugada) eu cheguei em casa, com quem eu estava e que horas saí para levar essa pessoa embora. Honestamente, acho que rolava uma grana boa pra um inútil pagar outro inútil pra ficar de guarda a madrugada inteira cuidando da minha casa. Como se não bastasse, até no portão dos fundos, que é meio que uma "passagem secreta" pra minha casa, tem gente tomando conta. É incrível o fato de que a cidade aqui é movida por gente à toa, cujo único trabalho é saber da vida dos outros, e muitas vezes, saber uma verdade absurdamente aumentada. Só da minha parte posso dizer que segundo a "voz do povo", eu fui demitido do meu trabalho anterior por incompetência e por ter dado um prejuízo de R$ 1 milhão. Eu estive quase colando na porta da minha casa a documentação da minha negociação para saída por livre e espontânea vontade. "A quem interessar possa". 

Não reclamo por liberdade, mas qual o prazer que as pessoas sentem em tomar conta da vida dos outros? Eu mesmo estou cagando e andando pra vida dos outros, exceto dos meus amigos e família (sim, nessa ordem). Mas me irrita muito isso. 

E agora, como todo começo de ano começa aquela porcaria de BBB. Pelo menos o povo agora toma conta de umas vidas diferentes. Mas acho que não é tão interessante quanto a vida real. A vida que aqueles que tomam conta da dos outros não têm, nunca tiveram e nunca vão ter. A vida daqueles que têm calos nas mãos e ideias na cabeça, enquanto para eles, restam somente calos nos cotovelos por ficar tanto tempo na janela.

Esperto era meu avô, que colocava uma almofadinha sob seus cotovelos.

Nenhum comentário: