quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Quando você faz tudo com seus amigos, o que fazer quando fica sozinho?

"Amigos não existem, isso é uma coisa que você colocou na sua cabeça!". Com essa frase, meu pai sepultou uma conversa que estávamos tendo num determinado momento, pois eu não vejo dessa maneira. Amigos, muitas vezes (quando não todas as vezes) sabem mais sobre nós do que nossos pais, ou sobre nós mesmos. 

E, quando tudo que nós fazemos na vida envolve nossos amigos dá pra dizer que isso é coisa da minha cabeça? Tem amigos que são como cola, onde um está o outro também está e isso é ótimo! Companheiro de farra e de ressaca! Vem aquele chamado no MSN ou no telefone: "Ô Philippe, vai sair na sexta? Vamo pro bar do Nô?". Sempre a mesma galera, cada vez mais agarrada. Ou então, um grito de socorro via internet... "Carlos, meu PC tá fervendo...me dá uma força!"... e o "coitado" do Rodrigo, meu psicólogo virtual que sempre me diz "Pô Marco Aurélio, outra vez?". Ele sabe que não é só olhos pra ler minhas lamúrias, mas é um baita companheiro, que assim como o Carlos, está a "milhas e milhas distante". 

Temos todos os tipos de amigo, em todos os tipos de momento - inclusive vários tópicos previstos para colocar aqui sobre o tema amizade - mas, o que nós fazemos quando enfim, chegamos em casa depois de encontrar e nos divertir com nossos amigos? Ou quando você não os acompanha em algum lugar? Tudo bem, não temos tão poucos amigos assim a ponto de TODOS sumirem AO MESMO TEMPO. Mas dá pra ter uma noção, daquele momento onde você senta e escuta um CD do The Doors que só você gosta ou ouvir um CD do Syd Barrett no auge da loucura e no fim da carreira, e percebe até a parede do seu quarto mudando de cor e de forma (por favor, sem piadas sobre drogas), um sentimento interno que, nesses momentos de paz de espírito eu defino como redenção, como alma limpa, uma consciência (semi)tranquila... Olhar pela janela e ter um pensamento de satisfação! E em seguida, um pensamento mórbido: não posso terminar minha vida agora pois tenho tudo que eu sempre quis! E a sensação de que se algo de ruim acontecer comigo ou com qualquer um dos meus amigos a redenção, a nossa individualidade coletiva vai ficar vazia. Nada pode ser perdido enquanto vivemos e somos nós. Nada se perde enquanto houver um amigo em quem acreditar.

E em nenhum momento você está realmente só - Deus é onipresente, ok, mas não é esse o assunto - você só precisa de um momento seu. 

Amigos como todos os que eu tenho se fazem especiais em todos os momentos. Mesmo na distância e na ausência, existem amigos e amigas aqui em Dores, em São João del-Rei, em Sete Lagoas, em São Paulo, em São José dos Campos, num aeroporto mundo afora pessoas que são reais e que pelas quais eu penso todos os dias e torço que cada um de seus dias seja melhor que o anterior, e que sejam todos plenamente felizes.

Abraços a todos
aureliomasr



Nenhum comentário: