sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Quem Está Na Sua Frente?

O tema relacionamento é uma constante aqui no blog, tanto pelas partes boas, quanto pelas frustrações, e é verdade que erro a mão, me exponho muito e, sem saber alguém ainda pode se sentir ofendido. E é fato que isso aconteceu por causa do "Mea Culpa" que fiz essa semana.

Mas, como diz uma música do King Crimson, "Confusion will be my epitaph". Ando a olhar pra todos os lados, a enxergar um mar de possibilidades em cada porta que abro, em cada trabalho novo que executo. A independência tem um sabor de vitória, e cada nova conquista, cada novo cliente tem um sabor especial, pois é reconhecimento, é apreciação do seu trabalho, pouco importando se quem está na minha frente tem um equipamento mais moderno ou tantos anos a mais de experiência no mercado. 

Então, cada novo trabalho me coloca os pés no chão com relação aos relacionamentos que por ventura tive (ou venha a ter). Ser autônomo, independente, empreendedor é não ter hora pra trabalhar, e várias vezes ter que cancelar planos ou não estar disponível, é aprender a gerir meu tempo de forma produtiva e que ainda sobre algum para me divertir. Sendo assim, quando percebo que as coisas ficam mais intensas, ligo um alerta em mim que diz: "Avise-a para que você não tenha problemas ou seja obrigado a fazer a opção errada." Entendam como opção errada eu deixar de trabalhar num sábado à noite - por exemplo - para poder ir a alguma festa. É preciso saber abrir mão, e eu aprendi com isso a me colocar mais ainda em primeiro plano. Ou seja, não importa quem está na minha frente, do meu lado ou atrás de mim. Importa quem está comigo nessa empreitada. Que entende, e apoia. 

Tive a sorte de conhecer algumas mulheres que se mostraram compreensíveis e que me apoiaram. Outras, eram indiferentes. Então, eu não preciso me preocupar, afinal, todo trabalho que exige um pouco de esforço criativo tem sua musa. E pode ser que ela esteja bem ali na minha frente, na minha cabeça. Pode ser que ela mude com o tempo. Pode ser que ela fique por aqui mais tempo, mas cada musa se torna um amuleto e uma parte importante a quem eu agradeço pela sorte que me dá e por vivenciar aquele momento, aquela conquista e comemorar juntos. 

Recentemente, desabafei com uma pessoa sobre as preocupações latentes que expus no texto Soy, publicado há um mês. E me surpreendeu o fato de que tudo que essa pessoa me disse fez todo sentido: "Você diz que está sem grana e ainda tá dando jeito de gastar mais? Sossega!", "Isso é fase, logo melhora.". Então eu percebi que a minha impulsividade é meu mal, minha falha maior e alguém que você menos espera, quem você mal conhece lhe dá uma lavada de cara com toda classe e sem saber que está lavando até minha alma... Foi ótimo não ir em Ibitipoca com meus irmãos e passar o domingo trabalhando. Domingo agora tenho duas festas, numa delas vou trabalhar, e com isso chego atrasado na outra, mas chego de alma limpa, consciência tranquila e sensação de dever cumprido. Há pessoas que sabem fazer a diferença na nossa vida, mesmo que esta não tenha sido a sua intenção. Praticar uma boa ação é uma constante na vida desse tipo de pessoa, e assim eu tento viver meus dias.

Sim, isso tudo soa estranho e confuso, eu sei, mas assim é a vida. Relacionamentos são como o mercado... ora está por cima, bombando de oportunidades, ora está retraído e em crise. Mas tudo se supera. Com o tempo e decisões corretas, chegaremos ao ponto de equilíbrio.

Na minha frente hoje só há a perseverança, e dessa musa, jamais passarei por cima. Musa por musa, esta é a que eu vejo quando fecho meus olhos.

Abraços a meus leitores invisíveis.
aureliomasr


Nenhum comentário: