quarta-feira, 30 de junho de 2010

Uma Lebre a Ser Levantada: O que serão "Clássicos do Rock" daqui a 20 ou 30 anos?

Diversas vezes já postei aqui no meu blog comentando sobre reuniões que faço com amigos aqui em casa, e, em muitas dessas vezes, cito nosso repertório - Led Zeppelin, Doors, Bob Dylan, Black Sabbath, Pink Floyd e enfim. Sons produzidos quando eu e meus amigos nem pensávamos em nascer (exceto o Vasique, que é nosso Patrono).

Em várias dessas oportunidades, ouvimos também Los Hermanos, Engenheiros, Oasis, Ira!, Wolfmother, ALice In Chains, Nirvana, Red Hot.... sons mais atuais, do "nosso tempo"  por assim dizer. No entanto, em uma dessas ocasiões eu joguei a pergunta... daqui a 30 anos, qual será o som que nossos filhos, netos, filhos dos meus amigos que chapavam na minha casa estarão ouvindo e se embriagando?

Será que daqui a 20 e tantos anos Oasis será um clássico do rock? Será que o álbum OK Computer do Radiohead será considerado o The Dark Side Of The Moon da década de 90? Nevermind será o equivalente a Nevermind The Bullocks? Ou então... eles ainda ouvirão Led, Janis, Jimi, Stones, Beatles, Floyd...

Então, vamos dar um pulo de 20 anos à frente... Surge uma nova banda, fazendo um puta sucesso com um rock n roll mais visceral, mais rasgado e com letras que façam sentido através de mensagens que estão nas entrelinhas. Uma pessoa (que tenha um perfil semelhante ao meu, nesse caso) irá pesquisar sobre a banda em questão, e irá descobrir numa entrevista a seguinte declaração: "Nossas maiores influências são Oasis, Blur, Nirvana, Pearl Jam...uma mistura do Britpop do final do século XX com o Grunge de Seattle no início da década de 1990".

Meu primeiro pensamento seria: "vou pesquisar sobre essas bandas". Então, a pessoa buscaria as discografias das bandas que influenciaram a banda da moda de daqui a 20 anos... e numa dessas encontra por exemplo Eddie Vedder fazendo cover de "You've Got To Hide Your Love Away" e diversas versões do Oasis para "Daytripper", Helter Skelter", I Am The Walrus"... E o que elas têm em comum? Composições de Lennon/McCartney ou de apenas algum dos dois.
Novo pensamento: "quem são esses caras?"  Nova pesquisa... e daqui a 20 anos alguém ainda estará descobrindo quem eram os Beatles, o que foi a psicodelia capitaneada por eles junto ao Pink Floyd, o Verão do Amor em 1968...o Woodstock em 69!

Espero então, que daqui a 20 anos eu puxe minha poltrona preferida, pegue um copo de whisky e me acomode para assistir ao lado do meu filho (ou do meu genro, que seja...maldito fdp que vai comer minha filha)...e dizer pra eles:

"PUTAQUEOPARIU...Eu ouvia isso quando tinha a idade de vocês!!!"

E surgem todas aquelas memórias de um tempo que vivo hoje...dos shows, das reuniões, das quebradeiras, de ensaios com bandas bêbadas... Memórias falhas, enfumaçadas... mas memórias vivas!

Pra encerrar esse post, e não perder o costume. Neil "Deus" Young escreveu numa pedra mais forte que a tábua dos 10 mandamentos:

Hey Hey, My My
Rock n roll will never die

E falando em Neil Young, Hey Hey My My e tendo citado o Oasis no começo do texto, segue aí vídeo extraído do DVD Familliar To Millions do Oasis, onde eles fazem um cover dessa mesma música. É interessante (mas não aparece neste vídeo) que, quando Noel Gallagher do Oasis anuncia "This is by Neil Young", uma pequena parcela do público reage e, em seguida ele completa dizendo algo do tipo, "Claro, vocês não o conhecem, muitos nem eram nascidos na época dele."

Embora o vídeo esteja intitulado "Noel Gallagher", é um show do Oasis.




Bom... até aqui foi tudo ótimo. Mas deixo a pergunta: daqui a 5 anos, alguém vai se lembrar de Cine, Fresno, Restart e a turma da franjinha coloridinha?

Abraços a meus leitores invisíveis.
aureliomasr

2 comentários:

Unknown disse...

Mandou bem no post!
Engraçado quando vc citou: "Eu ouvia isso quando tinha a idade de vocês!!!", meu pai sempre fala isso quando me pega ouvindo Alceu valença e/ou zé ramalho! kkk
E não, daqui a 5 ou 10 anos ninguem vai se lembrar de restart ou cine... aqui no brasil faz tempo que não aparece alguem digno de ser lembrado. Outro dia conversando com uma menina mais nova (18 anos) ela me disse que era fã de legião e queria ter nascido nos anos 80! Fiquei pensando que deve ser ruim todos da sua idade gostarem de fresno enquanto todos seus "herois morreram de overdose".

Receitices disse...

É verdade o que o Rodrigo comentou, mas a coisa vai ficar pior quando esse "ídalos" atuais começarem a morrer de overdose.